Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos 2024 destaca ações da Sohidra

21 de novembro de 2024 - 09:31

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará apresentou, nesta terça-feira (19) o Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado referente aos três primeiros trimestres de 2024. O momento ocorreu na Assembleia Legislativa do Ceará, em audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca.

O documento é apresentado anualmente com o propósito de apresentar o trabalho realizado pela gestão estadual dos recursos e prestar contas aos órgãos do Governo e a população cearense sobre as ações realizadas nos três primeiros trimestres deste ano.

O secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, apresentou o Relatório de Gestão e abordando as obras, ações e projetos realizados pela Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas, Cogerh, Sohidra e Funceme. “Esse relatório é um modelo de transparência das ações para a população. Ele é apresentado na Assembleia Legislativa por ser a Casa do Povo. Esse documento apresentado faz parte de um modelo de gestão aplicada no Ceará para garantir que todas as regiões tenham segurança hídrica”.

Ações como Projeto Malha D’água, Cinturão das Águas, Água Doce, rede de adutoras, sistema de outorga e perfuração de poços fazem parte do conteúdo do relatório, com apresentação, em detalhes, das principais informações.

A superintendente da Sohidra, Luciana Brandão, se emocionou ao falar da importância do trabalho de gestão no Estado do Ceará. “Hoje, a Sohidra chega naquelas comunidades que são escondidas e leva o que elas mais precisam, água. Perfurar um poço em uma comunidade carente, e levar água para aquela população reforça que vamos seguir caminhando para trabalhar em prol da população”.

O documento pode ser conferido no link: https://drive.google.com/drive/folders/1ruoUuhAU9OL2SZNQQ_HJacPF5w5LjYqr?usp=drive_link

Participações

Participaram ainda da audiência o secretário executivo de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Israel Portela, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), Yuri Castro de Oliveira; o coordenador do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Aridiano Belk de Oliveira, entre outras autoridades.