Sohidra participa de audiência pública sobre infraestrutura hídrica do Sertão de Canindé

5 de junho de 2024 - 14:16

Na tarde desta terça-feira (04), a Sohidra esteve presente na audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Ceará – Alece em Canindé. O encontro teve como objetivo debater a situação da infraestrutura hídrica do Sertão de Canindé.

Na ocasião, a Sohidra teve a oportunidade de apresentar às lideranças da região os empreendimentos de infraestrutura hídrica do estado, como o Projeto Malha D’água, que já possui etapa prevista para o Sertão Central, além de destacar o trabalho realizado com poços, conforme relatou o Superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira:

“Tivemos um momento de diálogo em que nos dispomos para as prefeituras, ressaltando a importância de qualificar suas demandas de poços conforme o banco de dados da Sohidra, identificando quais deles atenderão famílias que não têm nenhum sistema de abastecimento, já que é essa é a prioridade da perfuração”, apontou.

O deputado Missias Dias (PT), membro da Comissão, presidiu a audiência  destacando a situação dos açudes Cangati, Piedade e São José, além da aceleração da construção do ramal leste do Cinturão das Águas:

“A necessidade de discutir esses projetos, muitos ainda no papel, foi apontada nos estudos feitos pela própria Alece, em 2022 e 2023 por meio do projeto Move Ceará. Então, estamos aqui dando continuidade, dialogando com as autoridades e buscando formas de garantir segurança hídrica para a população da região”, salientou o parlamentar.

O debate contou com a presença de representantes da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), da Cagece, da Funceme, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, além de autoridades locais.