Comitê Integrado de Segurança Hídrica realiza reunião com municípios do Sertão Central Sul

31 de janeiro de 2024 - 17:59

Encontro teve o objetivo de articular ações para adaptação e convivência com o semiárido

Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento da Região Sertão Central Sul (Codessul) realizaram nesta quarta-feira (31), no município de Senador Pompeu, um encontro para avaliar os desafios e soluções para o cenário do El Niño para os próximos anos. Gestores do Comitê Integrado de Segurança Hídrica participaram do momento apresentando as ações do Governo do Estado através do Plano de Convivência com a Seca.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, classificou o evento como um momento de diálogo e transparência. “A Funceme iniciou suas previsões para o ano de 2024 ainda no ano passado e desde então o Sistema de Recursos Hídricos vem trabalhando para reduzir os danos e continuar garantindo que a população tenha segurança hídrica. Existe uma sensibilização do problema comum que poderá afligir os municípios cearenses na quadra invernosa de 2024”.

Com a pauta prioritária de sensibilização e prevenção, o evento teve o objetivo de reunir informações de projetos estaduais e municipais e montar, de forma participativa e democrática, um plano de ações para a região Sertão Central, uma das mais secas do Estado.

Paulo Ferreira, Superintendente da Sohidra, destacou a atuação do órgão na localidade:

“A Sohidra tem sido extremamente importante na construção e instalação de poços nos períodos de secas nesta região deficitária. Nosso compromisso é trabalhar mais um ano para auxiliar os municípios no abastecimento humano e na dessedentação animal; essa é nossa prioridade”, garantiu Paulo.

O presidente da Codessul e prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra, avaliou o Encontro como pioneiro e de grande importância para o Estado. “Hoje, estão aqui reunidos as autoridades do Estado no segmento de meteorologia, recursos hídricos, agricultura e os prefeitos dos municípios que mais sofrem com a ausência de água, então é dessa união que precisamos. Daqui estão surgindo ideais que vão ajudar o nosso povo a enfrentar mais um momento de seca”.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, apresentou para o público presente o prognóstico de chuvas e um panorama hídrico da região Sertão Central. “Nós precisamos aprender a ter uma capacidade adaptativa para os fenômenos que castigam essa região. Tiveram alguns anos que o Ceará esteve acima da média nas chuvas e apenas o Sertão Central ficou abaixo. Precisamos nos moldar e realizar parcerias para colaborar com os municípios”.

Os prefeitos receberam um material gráfico individualizado com todos os barramentos, espelhos d’águas, poços e fontes hídricas de cada município. A atualização do material ficará de responsabilidade de cada prefeitura. “A gestão estadual precisa das informações municipais para agilizar o trabalho. As bases de dados dos municípios em junção as dos secretarias, nós realizamos um ataque mais certeiro o que garante muito mais efetividade”, explicou o presidente da Funceme.

Participaram do encontro os prefeitos: Bismarck Bezerra (Piquet Carneiro), Alan Macedo (Milhã), Orlando Filho (Mombaça), Matheus Mendes (Pedrs Branca), Maurício Jucá (Senador Pompeu) e Ana Vladia (Solonopole), além de entidades e sindicatos, secretários municipais e sociedade civil.