Sohidra apresenta modelo de ações desenvolvidas no Ceará ao Governo da Tanzânia

30 de janeiro de 2024 - 08:45

Nesta segunda-feira (29), a Sohidra participou do encontro de recepção de representantes do governo da Tanzânia ao Ceará, realizado na Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A missão, articulada pelo Banco Mundial, visa conhecer a infraestrutura hídrica cearense, abrangendo aspectos como saneamento rural, arranjo institucional, financiamento e a política de cobrança da água. 

Durante a recepção, a Sohidra teve a oportunidade de apresentar aos estrangeiros africanos as ações hídricas realizadas pela Superintendência, incluindo as obras do Cinturão das Águas do Ceará, a construção de açudes, a execução de obras de adutora e a construção e instalação de poços.

Paulo Ferreira, Superintendente da Sohidra, destaca a importância do momento:

“É sempre uma satisfação receber comitivas internacionais. A Tanzânia é um país abundante em água com rios perenes, mas que enfrenta dificuldades com a gestão dos recursos hídricos e com a execução de obras de infraestrutura hídrica. Então, poder repassar as nossas experiências do Ceará, a partir da Sohidra, reforça a relevância do nosso conhecimento adquirido durante décadas que agora pode colaborar com a nação africana”, aponta Paulo.

A missão conta com o apoio e articulação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará e do Instituto Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Tanzânia 

A Tanzânia é um país localizado na região leste da África, fazendo fronteira com o Oceano Índico a leste. Suas fronteiras incluem países como Quênia, Uganda, Ruanda, Burundi, República Democrática do Congo, Zâmbia, Malawi e Moçambique. A capital da Tanzânia é Dodoma, e sua maior cidade é Dar es Salaam.