Sohidra acompanha capacitações para instalação de dessalinizadores do Programa Água Doce

9 de janeiro de 2024 - 12:27

A equipe de técnicos do Programa Água Doce, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), juntamente com o Superintendente da Sohidra, acompanhou na tarde desta segunda-feira (8) os consultores do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) em visita ao município de Chorozinho, para reunião de mobilização de instalação do sistema de dessalinização.

O assentamento Morros/Rancho Alegre, em Chorozinho, receberá um sistema do Programa Água Doce, garantindo água potável para mais de 25 famílias. “É uma ação feita por várias mãos. A Sohidra é responsável pelos estudos, construção, bombeamento e teste de vazão dos poços, sendo uma parceira fundamental para o sucesso do programa. A SRH coordena o projeto e faz o gerenciamento dos dessalinizadores e o MIDR aporta o recurso financeiro para as instalações”, explicou Paulo Ferreira.

Serão instalados no Ceará 20 novos dessalinizadores do Programa Água Doce. Ao todo serão 20 comunidades beneficiadas em 11 municípios. “A empresa responsável pela obra deve iniciar a construção dos dessalinizadores nas próximas semanas e a previsão é que já possamos contar com os dessalinizadores neste período crítico que a Funceme prevê por conta do El Niño”, comemora a técnica do PAD e geóloga da SRH, Liduína Carvalho.

O PAD no Ceará foi um investimento de R$53 milhões para implantação 252 sistemas de dessalinização que estão beneficiando comunidades de 44 cidades do Ceará com aproximadamente 120 mil pessoas. O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenado atualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com os Governos Estaduais e Municipais, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda, em comunidades difusas do semiárido.