Gestores dos Recursos Hídricos e MIDR realizam visita às obras do CAC

20 de dezembro de 2023 - 09:20

Nesta terça-feira (19), os titulares da Sohidra, Secretaria dos Recursos Hídricos e Cogerh acompanharam o Governador Elmano de Freitas e Waldez Goes, Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), em visita às obras do Trecho 04 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no Crato.

Com um total de 31,5 km de extensão, o referido trecho em obras segue até Nova Olinda e faz parte do projeto responsável por distribuir as águas do Rio São Francisco no Ceará. Atualmente, as obras do CAC encontram-se 76% concluídas e deverão entregar 145 km de estrutura hídrica quando finalizadas.

Em visita técnica ao local, o Superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, destacou a importância do empreendimento:

“Essa é uma importante obra que está sendo executada por meio de investimento do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Ceará, que trará um relevante aumento da garantia hídrica para o nosso estado”, apontou Paulo.

Além do Superintendente da Sohidra, participaram do momento o Governador Elmano de Freitas, o Ministro do MIDR, Waldez Goes, além dos gestores da SRH, da Cogerh e as autoridades locais.

Nova etapa

Outra ação que leva água para o sertão também foi assinada nesta terça-feira (19): a retomada das obras do Lote 3 do Cinturão das Águas. A obra tem o valor de contrato de R$ 319 milhões e vai representar um relevante aumento da garantia hídrica da Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado.

O Lote 3 começa no Município de Barbalha, passando pelo município de Juazeiro do Norte e findando no município do Crato. Possui 25,34 km de canais e 8,89 km de sifões. A assinatura autoriza a contratação de empresa para elaboração de projeto básico/executivo e execução das obras remanescentes de engenharia necessárias à conclusão do Lote 03 do 1o Trecho – Jati/Rio Cariús do Projeto Cinturão das Águas do Ceará – CAC.

Os lotes 1, 2, e 5 do Cinturão das Águas já estão concluídos e com água. No total, as obras estão com 75% de execução, faltando apenas a conclusão dos lotes 3 e 4. Em 2023, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) aportou um recurso de R$ 150 milhões para continuidade das obras dos lotes 03 e 04 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC).