Sohidra e Cogerh analisam construção de adutora definitiva do açude Fogareiro

13 de dezembro de 2023 - 16:48


Os titulares da da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e da Companhia de Gestão dos Recursos (Cogerh) realizaram nesta terça-feira (12), uma visita ao açude Fogareiro, em Quixeramobim. No local, os gestores realizaram um levantamento técnico para dar início ao projeto de construção da adutora definitiva do açude Fogareiro.

O sistema irá ofertar água para Quixeramobim, representando mais segurança hídrica na região, especialmente em tempos de estiagem. A ação faz parte do planejamento previsto para mitigar os efeitos do El Niño no Ceará, elaborado em conjunto com outros entes do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará, conforme aponta Paulo Ferreira, Superintendente da Sohidra:

É muita clara a importância que essa adutora possui no abastecimento, sendo necessária a substituição dessa adutora de engate rápido por uma adutora convencional. Portanto, a Sohidra e os demais órgãos do Sistema de Recursos Hídricos, alinharam-se para um levantamento das necessidades para recuperação e troca do sistema que garantirá segurança hídrica para essa região diante dos efeitos do fenômeno do El Niño em 2024”, pontua o titular da Sohidra.

Embora a região já possua projeto definitivo de rede de adutoras, por meio do Malha d’Água, o Sistema Fogareiro Quixeramobim será outra alternativa, com a construção de uma adutora permanente. Isto porque já existe uma adutora de montagem rápida no local, resultado de manobra já realizada outras vezes pela Cogerh em tempos de maior estiagem na região, conforme explica o Presidente da Cogerh, Yuri Oliveira:

Um dos nossos objetivos é tornar essa adutora uma realidade, vamos torná- la definitiva. Além disso, já existe o plano definitivo para Quixeramobim, que é o projeto da adutora do Malha D’água, que está vindo do açude Banabuiú, financiado com recursos do Banco Mundial”, frisa Yuri.

Participaram do momento o Superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, além do Presidente da Cogerh, Yuri Castro, e o Gerente Regional da Cogerh de Quixeramobim, Luis César.