Sohidra participa de audiência pública sobre impactos socioambientais do CAC

16 de novembro de 2023 - 18:36

Nesta quinta-feira (16) aconteceu a Audiência Pública sobre os impactos socioambientais do Cinturão de Águas do Ceará. O evento foi promovido pela Assembleia Lesgislativa do Ceará, na Câmara Municipal do Crato, contando com a presença da Sohidra nas discussões.

Promovida por meio das comissões de Direitos Humanos e Cidadania e de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, a iniciativa atende a um requerimento do Deputado Estadual Renato Roseno. O encontro reuniu vereadores, representantes da sociedade civil e autoridades locais para um momento de diálogo e de tirar dúvidas.

Paulo Ferreira, Superintendente da Sohidra, destaca a importância do momento:

“A Audiência Pública foi um momento extremamente importante para o diálogo e a escuta dos representantes das comunidades que estão dentro da área de execução do CAC. As principais demandas apresentadas são relacionadas à falta de informações sobre as obras, desapropriações e indenizações. Nosso compromisso é dialogar com todos os envolvidos na execução da obra para que possamos encaminhar as demandas apresentadas”, aponta Paulo.

Sobre a obra

O Trecho I do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) possui 145 quilômetros de extensão, entre canais, sifões e túneis, que vai do município de Jati à Nova Olinda. Subdivido em cinco lotes, três deles já foram concluídos (1, 2 e 5). A conclusão dos subtrechos 3 e 4 está prevista no Novo PAC, anunciado em agosto pelo Governo Federal, programa que prevê investimentos na ordem de R$73,2 bilhões em obras no Ceará. A previsão da SRH é de que as obras sejam finalizadas até dezembro de 2024.

A primeira etapa do CAC é responsável por captar a água do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A partir do chamado “eixo emergencial”, que colhe a água do “Velho Chico”, em Jati, a 53 quilômetros, até chegar ao Riacho Seco, em Missão Velha, é possível que o recurso hídrico chegue até Fortaleza. Do Riacho Seco, a água segue por 13 quilômetros até o Rio Salgado, este, que deságua no Rio Jaguaribe, que por gravidade gera aporte ao Açude Castanhão.