Gestores do Sistema de Recursos Hídricos fiscalizam obras do Projeto Malha D’água
20 de outubro de 2023 - 13:58
As obras do Sistema Adutor Banabuiú- Sertão Central seguem em evolução. Nesta quinta-feira, 19 de outubro, gestores do Sistema de Recursos Hídricos visitaram os municípios de Banabuiú e Jaguaretama para fiscalizar o andamento das obras.
A primeira etapa da obra vai beneficiar os municípios de Banabuiú, Solonópole, Jaguaretama e Milhã. Segundo o Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, já em 2024 as primeiras comunidades vão iniciar o recebimento de água tratada: “as obras estão dentro do cronograma da Consórcio responsável pela execução e dentro desse planejamento já em 2024 as primeiras comunidades vão começar a receber em suas casas a água tratada, que é o que nós mais esperamos”.
Nas etapas seguintes serão beneficiados Dep. Irapuã Pinheiro, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Pedra Branca Tauá e Quixeramobim.
Paulo Ferreira, Superintendente da Sohidra, lembrou o histórico do empreendimento:
“Essa é uma obra extremamente importante para a bacia do Banabuiú que foi iniciada no governo de Camilo Santana e que foi dado continuidade com o governador Elmano de Freitas. É de muita felicidade poder acompanhar a execução de mais um trecho do Projeto na região entre Banabuiú e Solonópole, contemplando a obra que em breve os cearenses poderão desfrutar em breve”, destacou.
Ao todo, o sistema adutor terá 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48km de ramais adutores), para fornecer água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais. O investimento é de R$ 643,3 milhões, com recursos do Governo do Ceará, obtidos por meio de contrato do Banco Mundial.
O Próximo sistema adutor do Projeto Malha D’água irá beneficiar os sertões de Quixadá e Quixeramobim, através de um financiamento com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os demais sistemas a serem executados vão seguir um planejamento coordenado pela SRH, responsável por capitanear a política estadual de recursos hídricos.
Além do Superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, também participaram da visita o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, Secretário Executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues e o Presidente da Cogerh, Yuri Castro.