SRH recebe titular dos Povos Indígenas para debate sobre abastecimento das comunidades

4 de maio de 2023 - 09:39


A Secretaria dos Recursos Hídricos recebeu, na manhã desta terça-feira (02), a titular da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves, para alinhamento de parceria entre a pasta e a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) visando o abastecimento hídrico de comunidades indígenas através de poços profundos e recuperação de açudes e equipamentos hidráulicos. A reunião contou com a presença do secretário Robério Monteiro e do superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira.

A secretária Juliana reforçou a importância do fornecimento de água para a produção nas comunidades. “A nossa ideia é, através do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) e em parceria com o Governo do Estado, garantir que as aldeias e comunidades indígenas de todas as regiões tenham o recurso hídrico garantido, ajudando na produção e na economia das mesmas”.

Juliana explicou ainda que a reunião envolvendo as duas pastas teve o objetivo de intensificar as articulações para contemplar as pautas dos povos indígenas. “Viemos conversar sobre possibilidades para os indígenas. Se possível até firmar um termo de sessão de parceria.”

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, garantiu que vai buscar formas de assegurar o direito universal à água nas comunidades indígenas. “A Sohidra vai mapear todas as comunidades, com apoio da Secretaria dos Povos Indígenas, e identificar qual a fonte hídrica de cada uma. Assim vamos saber o que podemos fazer para continuar garantindo o abastecimento humano e ampliar a oferta de produção.”