Dia Mundial da Água: diversificação da matriz garante segurança hídrica no Ceará

24 de março de 2023 - 09:19 # # #

As chuvas irregulares em espaço e tempo e os anos consecutivos de baixos aportes transformaram o Sistema de Recursos Hídricos do Ceará em uma sólida estrutura institucional de gestão. O trabalho realizado resultou em uma expressiva infraestrutura hídrica de açudes, poços, adutoras e eixos de integração entre as bacias hidrográficas. O conjunto dessas ações diversificou a matriz hídrica, ampliou a garantia de oferta e tornou o Ceará um estado mais resiliente aos períodos de seca. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, alguns reservatórios chegaram a exaustão de suas potencialidades, evidenciando a vulnerabilidade das captações de alguns sistemas adutores. “Através do grupo de contingência, formado por técnicos da SRH, Sohidra, Cogerh, Funceme, Cagece e Defesa Civil, os municípios são avaliados individualmente e soluções são encontradas para que nenhuma cidade entre em colapso. Precisamos manter as diversas matrizes hídricas para garantir o fornecimento de água no nosso Estado. Essa diversificação nos permite uma segurança quase que absoluta.”.

A Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra) perfurou 16.689 poços profundos em todas as regiões do Estado. Mais de 60% desse total foi perfurado a partir de 2015. “A água subterrânea foi grande parceira na luta contra a grande seca que vivemos. Algumas cidades foram abastecidas exclusivamente por poços profundos”, explica o secretário.

Outra alternativa encontrada para amenizar o uso das fontes hídricas foi o reuso de água, utilizado principalmente pelas indústrias, que diminuíram consideravelmente a quantidade de água utilizada, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Projeto Malha D’água

Buscando ampliar a segurança hídrica do Estado, garantindo condições qualitativas e quantitativas de fornecimento de água para o abastecimento dos núcleos urbanos e complementarmente de comunidades rurais situadas ao longo dos sistemas adutores a serem implantados, a Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas desenvolveram o Programa Malha D’água, que vai dar continuidade na garantia hídrica do Estado do Ceará.

Neste contexto, propõe-se uma nova estratégia para o abastecimento de água dos núcleos urbanos do Ceará, que, indiretamente, influenciará a dinâmica de oferta hídrica para os demais usos. Idealizado a partir da experiência da implantação e operação do atual sistema de infraestrutura hídrica, observando, principalmente, as suas fragilidades, surge o Projeto Malha d’Água. A proposta é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada, diretamente, nos mananciais com maior garantia hídrica e implantação das ETAs junto a estes reservatórios para posterior adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema.

A nova concepção dos sistemas adutores congrega um conjunto de características específicas, que resultarão em uma matriz hídrica diferenciada para o Estado, tanto pela malha de adutoras de água tratada proposta, quanto pela categorização dos reservatórios com destinação prioritária para o abastecimento humano.

O primeiro sistema adutor, já em fase de obras, será implantado no sistema Banabuiú- Sertão Central, atendendo 9 sedes municipais e 38 sedes distritais.

Programa Água Doce

O Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa doce de boa qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização. O Programa é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e executado pela Secretaria dos Recursos Hídricos.

No Estado do Ceará foram instalados 252 sistemas de dessalinização em 44 municípios.

Cinturão das Águas 

O Cinturão das Águas do Ceará (CAC) encontra-se com o seu Trecho 1 em fase de implantação. Em todo o projeto, são 145,3 km de caminhamento, divididos em 5 lotes, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, com a função de aduzir a água derivada da barragem Jati, no município de mesmo nome, situada no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), na região hidrográfica do Rio Salgado, até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda, na região do Alto Jaguaribe.

O trecho emergencial (lotes 1, 2 e 5), já concluído, faz a transposição de água para o Riacho Seco, saindo do leito natural até o Rio Salgado, Rio Jaguaribe e por fim, o Açude Castanhão, que posteriormente transfere água para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), beneficiando 4,5 milhões de pessoas.

A implantação do trecho emergencial do CAC possibilita uma melhor eficiência na condução da água derivada do Eixo Norte do PISF até o Açude Castanhão (maior do Estado), garantindo a segurança hídrica da RMF.

Os lotes 03 e 04, ainda em obras, vão aumentar a segurança hídrica da Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado. Deste modo, ao estabelecer uma maior aproximação da água do Projeto São Francisco a todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, o CAC aumenta a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri.

Outro benefício, propiciado pelo CAC, é o incremento da garantia hídrica para o abastecimento dos municípios da região do Alto Jaguaribe, por meio dos sistemas adutores concebidos no Programa Malha d’Água. Este sistema teria sua captação no final do Trecho 1, em Crato ou Nova Olinda, e conduziria a água tratada até cidades como Araripe, Campos Sales e Salitre, dentre outras que apresentam relevante vulnerabilidade hídrica.

O CAC tem por objetivo principal aduzir as vazões transpostas do Rio São Francisco e distribuir em regiões hidrográficas do Ceará.

Barragens e adutoras

A Secretaria dos Recursos Hídricos, em parceria com Sohidra e Cogerh, construíram diversas barragens e adutoras em todas as regiões do Estado garantindo a retenção de grande quantidade de água através das chuvas. A utilização dessas águas está direcionada para usos múltiplos.

Atualmente, a COGERH faz o monitoramento de 157 açudes Estaduais e Federais.

Alocação de Água 

A operação dos reservatórios no Estado se dá pela Alocação de Água, que é um processo de gestão descentralizada ao poder público, por meio dos Comitês de Bacia Hidrográficas definindo os usos dos reservatórios considerando a oferta/demanda de cada sistema.