Poços profundos vão auxiliar no abastecimento hídrico de Senador Pompeu

8 de março de 2022 - 15:38

O 78⁰ Centro de Educação Infantil (CEI) estadual foi entregue pelo Governo do Ceará, no último sábado (26/01), em Senador Pompeu. Presente à solenidade, o governador Camilo Santana aproveitou o momento para anunciar uma série de ações do Estado para o município, entre elas a perfuração de 25 poços profundos que vão auxiliar no abastecimento hídricos da população. O secretário executivo dos Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara, participou da solenidade representando o sistema hídrico cearense.

Os poços foram perfurados pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) nas localidades: Km 29 poço 1; Km 29 poço 2; Inchuir ; Sítio Cedro; São Joaquim; São Joaquim de Cima; Cachoeira; Sítio Recanto; Sítio Riacho do Paulo; Sítio Campos; Baixio; Entre Rios; Belo Monte; Belo Monte 2; Lindóia – Poço da Vaca; Inchuir; Troca; São Pedro; Lagoa Nova; Carnaúba dos Ferreira; Carnaúba do Jacó; Sítio Boi; Inharé; Inharé 2; Belo Monte. Na perfuração foram investidos R$ 490.950,00 de recursos do Tesouro Estadual.

Desde 2015 o Estado do Ceará vem realizando o maior programa de perfuração de poços da história com 9.140 poços perfurados, o que representa mais de 59% do total de poços perfurados em 35 anos de Sohidra. Os efeitos do baixo aporte hídrico, que vem castigando o Estado do Ceará nos últimos anos, vêm sendo minimizados pela perfuração de poços profundos. Essa medida vem sendo adotada como ação da gestão hídrica cearense para diversificação das fontes hídricas.

Segundo o secretário Aderilo Alcântara, “as águas subterrâneas garantem, hoje, o abastecimento de cidades inteiras no Ceará. Não existe água perdida, se o poço apresentar baixa vazão um chafariz é instalado para garantir que não haja desperdício de água.”

Poço profundo: entenda

Os poços são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra armazenados no lençol freático. Um poço profundo retira água de reservas subterrâneas encontradas no solo e nos espaços entre as rochas. Em sua maioria, a água extraída lá debaixo é mais pura e com maior porcentagem de sais minerais. Quando a água se encontra em situação salobra, se utiliza um dessalinizador para o tratamento.