Água Doce reúne gestores estaduais em Brasília

8 de maio de 2019 - 09:12

Representando o Ceará, participaram do encontro o secretário executivo dos Recursos Hídricos Dedé Teixeira, além de coordenadores e técnicos do Programa

A Secretaria dos Recursos Hídricos participou, nos dias 24 a 26 de abril, em Brasília, da primeira reunião de Acompanhamento da Execução do Programa Água Doce (PAD) – 2019, da reunião preparatória para a “III Edição do Seminário da ALADYR “Dessalinização, Reúso e Tratamento de Água e Efluentes”, e do Encontro Nacional de Gestão de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas. Representando o órgão estadual, participam o secretário executivos dos Recursos Hídricos Dedé Teixeira, coordenadora de Infraestrutura Mércia Sales, coordenador do Programa Água Doce Ricardo Marques e da geóloga e técnica do PAD Liduína Carvalho.

Durante o encontro, foi apresentado o contexto da gestão de recursos hídricos, revitalização de bacias hidrográficas e dessalinização após reforma administrativa do Governo Federal. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) agregou as atribuições dos extintos Ministério das Cidades, Ministério da Integração Nacional, e Departamentos de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água do Ministério do Meio Ambiente – MMA, e da Agência Nacional de Águas. Desta forma, o MDR passou a coordenar a agenda da água no âmbito do Governo Federal.

No primeiro dia, as coordenações estaduais apresentaram a execução dos convênios do Programa Água Doce, com foco na implantação, operação, manutenção e monitoramento dos sistemas e o planejamento das atividades para este ano. Segundo a coordenadora do PAD Bahia, Luciana Santa Rita, a Bahia está muito bem conceituada na execução do programa.

O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, falou sobre a gestão nacional de recursos hídricos e destacou a importância do fortalecimento da gestão compartilhada e dos comitês de bacias. “A oferta de água de qualidade e em quantidade deve ser reforçada como uma política pública continuada. Ressalto a importância neste sentido do fortalecimento do Programa Água Doce e a necessidade do plano nacional de revitalização de bacias”, afirmou o ministro