Deputados e vereadores conhecem ações da SRH

8 de abril de 2019 - 14:25 #

Visando uma aproximação do legislativo com ações hídricas do Estado, aconteceu, na tarde da última quarta-feira (27, uma reunião de apresentação dos principais projetos executados pela SRH, Cogerh, Sohidra e Funceme. A reunião aconteceu no auditório da Cogerh.

Participaram da reunião o secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira, secretário-executivo dos Recursos Hídricos Dedé Teixeira, presidente da Cogerh João Lúcio, presidente da Funceme Eduardo Sávio, superintendente da Sohidra Yuri Castro, deputados estaduais Júlio César Filho, Nezinho Farias, Antônio Granja, Marcos Sobreira, Guilherme Landim, Érica Amorim, Romeu Aldigueri, Salmito e Augusta Brito e os vereadores de Fortaleza Adail Júnior, Benigno Júnior e Joaquim Rrocha.

O secretário Francisco Teixeira começou a apresentação mostrando os índices de chuvas no Ceará e os aportes dos reservatórios. Outro assunto abordado foram às ações de infraestrutura hídrica, como o CAC – Cinturão das Águas do Ceará, Eixão das Águas e Malha D’água.

Maior programa de perfuração de poços

Com apresentação dos números da Sohidra , os parlamentares tomaram conhecimento do maior programa de poços, executado pelo Governo do Ceará através da SRH e Sohidra. De 2015 a 2018 foram perfurados 1.655 poços no Estado do Ceará. “O governador Camilo Santana tem uma grande preocupação e dedicação com o sistema hídrico cearense. Na sua gestão foram adquiridos 23 comboios de perfuração de poços, o que foi de total importância para o sucesso do Estado no programa”, garantiu o secretário Teixeira.

Outro destaque foi o Programa Água Doce que já implantou 248 dessalinizadores em 44 municípios cearenses.
Gerenciamento dos Recursos Hídricos.

Finalizando a apresentação, os gestores mostraram como a SRH faz a Gestão dos Recursos Hídricos, com recuperações de estações de bombeamento, aproveitamento de volume morto, fiscalização e ação coercitiva, economia de água entre outras ações.

Segundo o secretário executivo Dedé Teixeira o Grupo de Contingência e o Comitê de Convivência com a Seca são de extrema importância para reunir os problemas e buscar soluções para os mesmos. “São nesses espaços que os prefeitos, deputados, vereadores, secretários devem reivindicar aquisições de projetos e ações e trazer o problema para que os órgãos responsáveis tomem as medidas cabíveis”.