Capistrano recebe adutora que vai reforçar o abastecimento de água da região do Maciço de Baturité

19 de setembro de 2016 - 11:40

web 160914 ADUTORA CAPISTRANO MG 7525“Essa água chega limpa, pronta para o uso e consumo de todos. Todo mundo precisa e ainda mais nós agricultores que dependemos disso, é nosso trabalho, nossa vida. Estamos muito agradecidos”, disse o produtor rural Luiz Gonzaga, um dos milhares de habitantes da região do Maciço de Baturité, beneficiados a partir desta quarta-feira (14), quando o governador Camilo Santana inaugurou a adutora do município de Capistrano.

web        160914 ADUTORA CAPISTRANO MG 7577A adutora vai captar água no Açude Pesqueiro, para seguir por 8 km até a Estação de Tratamento de Água (ETA). Lá, a água passa por um rigoroso processo para remoção de impurezas e tratamento (floculação, decantação e filtração). Depois de limpa, a água recebe cloro para desinfecção e é encaminhada para estações de bombeamento até os reservatórios dos bairros. A obra, executada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) com recursos do Governo do Ceará, teve investimentos da ordem de R$ 2.285.145,40.

web        160914 ADUTORA CAPISTRANO MG 7225O governador Camilo Santana destacou o trabalho que vem realizando para, mesmo em meio a adversidades, garantir a segurança hídrica do Ceará. “Estamos vivendo o quinto ano consecutivo de seca. Não temos medido esforço para minimizar as consequências para nossos irmãos e irmãs. Aqui em Capistrano estamos instalando poços e tenho a boa notícia de que estamos comprando 19 novas máquinas perfuratrizes, já recebi as duas primeiras que já foram para o Interior. Assim, teremos 30 máquinas no meu governo. Sei do desafio da área rural, do homem do campo, e também de quem mora na área urbana. Essa adutora foi um investimento de mais de R$ 2 milhões, que vai trazer maior segurança para os moradores da região. Mesmo com tanta dificuldade, estou feliz, pois tem sido um ano importante para o Ceará, de muita conquista, muito trabalho”, disse.

Entre as vantagens da nova adutora estão a garantia de abastecimento da cidade até a próxima quadra chuvosa, melhor qualidade da água e web        160914 ADUTORA CAPISTRANO MG 7195aumento da vazão. A ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município de Capistrano, que também vai agraciar os moradores de Itapiúna, atendendo a cerca de 8.500 habitantes, está incluída entre as medidas do Plano Estadual de Convivência com a Seca, apresentadas pelo Governo do Ceará em fevereiro de 2015.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, disse que a adutora foi construída com a maior celeridade possível, pedido do próprio chefe do Executivo. “Temos uma captação nova em Capistrano, uma adutora com capacidade de água para um horizonte de 20 anos. O governador Camilo Santana me pediu pessoalmente empenho máximo para concluir essa obra no menor tempo e agora estamos aqui inaugurando. Com essa captação, toda a população será contemplada com água de qualidade”, disse.

O diretor da Cagece, José Carlos Lima Asfor, explica como vai funcionar o sistema. “Nesse contexto de escassez hídrica, o Açude Castro, onde a água era captada anteriormente, não era mais capaz de atender as cidades de Itapiúna e Capistrano. Com uma nova adutora de 250 mm, o abastecimento será feito em separado e poderemos atender melhor a população das duas cidades bem como preservar esses mananciais”, acrescentou.

O motorista João Paulo de Freitas mostrou satisfação com o benefício no município. “Sabemos que a situação da água é bastante delicada, mas ficamos felizes que o Governo esteja se dedicando para resolver essa questão, não só na Capital, mas também no Interior. Com certeza essa adutora vai ajudar todos os moradores de Capistrano e das redondezas, estamos todos muito felizes”, afirmou.

Convivência com a Seca

Uma das prioridades do Governo do Ceará tem sido intensificar e garantir recursos e estratégias para minimizar os efeitos do quinto ano consecutivo de estiagem no Estado. Em fevereiro de      2015, com foco no interior, foi lançado o Plano Estadual de Convivência com a Seca prevendo medidas emergenciais, estruturantes e complementares para cinco eixos de atuação: segurança hídrica, segurança alimentar, benefícios sociais, sustentabilidade econômica, e conhecimento e inovação. Na ocasião, também foram desenvolvidas ações e campanhas para promover o uso consciente e responsável da água.

Entre as iniciativas adotadas estão: perfuração de poços, que já supera a marca dos dois mil nos anos de 2015 e 2016, construção de adutoras, que já chega a 330 km de adutoras de norte a sul do Ceará, além de chafarizes e sistemas de abastecimentos de água. O programa de perfuração de poços está sendo intensificado nas regiões que mais precisam. Em 2016, o Governo já perfurou 1.300 poços profundos, número que já supera o ano anterior, quando foram perfurados 1.150 poços.

Fortaleza e Região Metropolitana

Em julho deste ano, o governador Camilo Santana anunciou um conjunto de ações emergenciais com foco no abastecimento de água em Fortaleza e Região Metropolitana. Entre as medidas estão: reforço no combate às perdas; perfuração de poços em prédios públicos e áreas de abastecimento crítico; perfuração de Poços no Pecém; aproveitamento do Sistema Hídrico do Cauípe; aproveitamento do açude Maranguapinho; sistema de reúso da lavagem dos filtros da ETA Gavião; implantação dos sistemas de captação pressurizada no Gavião; uma adutora de água tratada para reforço do abastecimento de Aquiraz; revisão da Tarifa de Contingência; redução da oferta de água em 20% para as indústrias da RMF; plano de comunicação, informando e ressaltando a conscientização.

14.09.2016

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará