Governo do Ceará reúne setores para apresentar ações em segurança hídrica

25 de julho de 2016 - 18:48

Governo do Ceará reúne diversos setores para apresentar ações em segurança hídrica

 Encontro no Palácio da Abolição, que foi presidido pelo governador Camilo Santana, reuniu dezenas de entidades para discutir a situação hídrica e apresentar as ações que serão realizadas no estado


         O governador Camilo Santana reuniu na manhã desta segunda-feira (25), no Palácio da Abolição, diversos setores da sociedade para apresentar as principais ações em segurança hídrica que serão realizadas em 2016 e 2017 no Ceará, incluindo Fortaleza e Região Metropolitana. “Estamos vivenciando uma das secas mais graves da história. É muito importante o envolvimento de todos nesse debate para que possamos conscientizar a população sobre o uso responsável e a redução do consumo de água”, citou o governador. A apresentação das ações para a imprensa será realizada nesta terça-feira (26), às 9h30.

 Além de secretários do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, participaram da reunião instituições como Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Federal, OAB, Fiec, Fecomércio, Sebrae, CDL, ABIH, Crea, Aprece, CNBB, Secovi, Funcap, representantes de universidades públicas e particulares, escolas e diretores dos sistemas de comunicação do Ceará, entre outros.  

 “É fundamental que a população esteja ciente da situação hídrica do nosso estado. A CDL se dispõe a apoiar esse trabalho e a divulgar as ações nos municípios em que estamos presentes”, afirmou o presidente da Confederação dos Dirigentes Lojistas (CDL), Freitas Cordeiro. “Vamos envolver ainda pesquisadores, engenheiros, tecnólogos, pecuaristas nessa discussão”, informou o reitor do IFCE, Virgílio Araripe. “É muito importante o efeito multiplicador que o envolvimento de todos os segmentos pode causar”, citou o vice-reitor da UFC, Custódio Almeida.

No início da reunião, o governador Camilo Santana apresentou a situação hídrica do Ceará e as ações que estão sendo realizadas desde o ano passado em todo o estado – construção de adutoras de montagem rápida, cisternas de placas e chafarizes, dessalinizadores e perfuração de poços profundos, entre outras.

“As medidas que o Estado vêm tomando garantiram o abastecimento até agora. Mas este é um momento que precisamos do envolvimento de todos aqui para ajudar a termos uma nova cultura do tratamento com a água, principalmente em Fortaleza e Região Metropolitana, de que a água é um bem precioso e indispensável”, disse Camilo Santana.

002 CAMILO 003 CAMILO

+ Clique para ampliar

Serviço:

Governo do Ceará apresenta ações de segurança hídrica para 2016 e 2017

Hora: 9h30
Local: Auditório do  Palácio da Abolição.  Acesso pela Rua Silva Paulet, nº 400. 

 

25.07.2016

Thiago Cafardo / Porta-voz do Governador

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará