Governo do Estado entrega adutora em Cedro

11 de abril de 2016 - 12:29

Além da adutora, o governador Camilo Santana entregou, neste sábado (9), uma Carta de Crédito para a execução do Projeto Produtivo de Agrovila na área da Piscicultura e Inovação Tecnológica no município

No segundo dia consecutivo de visitas ao Sul do Ceará, o governador Camilo Santana esteve neste sábado (9) no município de Cedro, onde, em clima de festa, fez a entrega de uma adutora de montagem rápida (AMR) e de uma Carta de Crédito para a execução do Projeto Produtivo de Agrovila na área da Piscicultura e Inovação Tecnológica.

A adutora é mais uma forma do Governo do Estado amenizar a escassez de água no Interior, que, pelo quinto ano consecutivo, enfrenta crise hídrica provocada pelo baixo do volume de chuvas. “Em dezembro estive aqui e prometi fazer uma adutora para não deixar faltar água para população. E, hoje, é com muita satisfação que volto ao Cedro para entregar uma promessa cumprida. Sei da importância dessa obra, pois trará água de boa qualidade para todas as casas”, disse o governador.

destcedroA AMR recebeu investimentos da ordem de R$ 6.202.873,75, recursos do Tesouro Estadual, e vai atender a população da zona urbana do município, com cerca de 18.630 habitantes. Com extensão de 22 km, a adutora vai transferir água do Açude Ubaldinho para o sistema de tratamento da Cagece, no município.aguadestcedroPara o aposentado Raimundo Silva Fonseca, de 67 anos, Cedro precisava de uma adutora que garantisse o abastecimento d´água na zona urbana. Segundo ele, a partir de julho quando a chuva diminui em toda região, o racionamento nas torneiras era inevitável. “Com essa adutora nossa esperança é de que a água chegue nas torneiras e perdure até o final do ano, quando um novo inverno começa e melhora nossa situação”, afirmou.

PISCICULTURA

Já a carta de crédito para a execução de projeto produtivo na área da piscicultura e inovação tecnológica é de R$ 825.983,30 e vai beneficiar a Agrovila Distrito de São  Miguel, da Associação de Aquicultores do Açude Ubaldinho.

O investimento é do Projeto São José III por meio do Banco Mundial e atende a 18 famílias com a criação de peixes em gaiola.

“Quero dizer também a vocês cedrenses que esse é um momento de muita alegria, pois quando fui secretário em 2010 conheci a colônia da piscicultura do açude Ubaldinho e fiquei de fazer um projeto pra ajudar aquela comunidade. Digo também que hoje estou aqui para anunciar a liberação dos recursos que vai beneficiar mais de 100 famílias daquela localidade”, pontou o governador Camilo Santana.

AGROVILAS

cedro1c

As agrovilas são projetos que visam a diversificar o processo produtivo e atender áreas com produção de hortaliça, fruticultura, irrigação ou piscicultura. Agrovilas são comunidades formadas através de reassentamento de áreas desapropriadas para a construção de açudes públicos com recursos do Banco Mundial e dos governos Federal e Estadual.

Além do governador Camilo Santana, estiveram presentes na solenidade o prefeito do Cedro, Nilson Diniz, prefeito de Granjeiro, Dr. Gudy, o prefeito de Várzea Alegre, Vanderlei Costa, o vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, os secretários Dedé Teixeira (SDA) e  Mauro Filho (Sefaz). Os deputados Adail Carneiro, Miriam Sobreira, Odilon Aguiar, o ex-deputado Marcelo Sobreira, o ministro aposentado do TCU, Ubiratan Aguiar.

Fotos: Tiago Stille

09.04.2016