Governador entrega praça e assina ordem de serviço para adutora em Cedro

30 de novembro de 2015 - 12:02

O governador Camilo Santana esteve neste sábado (28) em Cedro, no Centro-Sul cearense, onde realizou a entrega da nova praça Antônio Marques e assinou a ordem de serviço para a construção de uma adutora de montagem rápida para atender a população da zona urbana do município, num total de 18.630 habitantes.

Para a reforma da praça, foram investidos R$ 698.449,23, sendo R$ 568.018,91 do Tesouro do Estado e contrapartida da prefeitura de R$ 130.430,32. Já para a adutora o Estado investiu R$ 3.661.482,99 para a aquisição de tubos e R$ 2.541.390,76 e para as obras, totalizando R$ 6.202.873,75.

R MVS3313“Eu encontrei outro dia o prefeito Nilson em Brasília e ele veio me pedir essa adutora, que é o sonho do município e trará a segurança hídrica da cidade. Autorizei no dia seguinte. Não é uma obra barata, são R$ 6 milhões em tempos difíceis que vive o país, mas um bom gestor é capaz de gerir os seus recursos e isso tem sido feito no Ceará desde o governo Cid Gomes. Dessa forma o Ceará já é o terceiro maior estado do Brasil a fazer investimentos públicos. Vamos começar imediatamente a obra para que não falte água para Cedro e eu virei aqui inaugurar. Estamos também inaugurando essa praça que é fruto de uma parceria com a prefeitura, junto a muitas outras obras estamos tocando”, disse o governador do Estado.

Durante o evento, Camilo Santana, que foi agraciado com o título de cidadão cedrense, relembrou uma promessa ainda do tempo de campanha eleitoral. “Uma prioridade minha é montar no Cedro uma empresa para gerar emprego, R MVS3396podem deixar registrado. Aquilo que for necessário para essa empresa se instalar, podem contar comigo”, disse.

O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, destacou o empenho do Governo do Estado no trabalho da convivência com a seca. “Quero falar do grande trabalho que o governador está desenvolvendo para que o povo cearense sofra o menos possível nesse período difícil. Ele não tem poupado recursos que precisamos. Essa adutora era uma dívida nossa que ele vem aqui cumprir. Ele determinou a execução do projeto e agora autoriza a construção. Desde que ele assumiu, mesmo com dificuldades financeiras, já construiu mais de 200km de adutora em menos de um ano. E um pedido dele para mim quando assumi quando secretário é que não quer ver os cearenses sofrendo com seca”, disse.

O taxista João Pedro Bezerra também elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelo Estado para lidar com a questão. “É motivador ver que num estado R MVS3412de seca que vive o estado, o Governo se mostre tão preocupado. Essa é uma obra grande, que com certeza vai evitar que os moradores fiquem sem água em casa. Somos todos muito gratos pela atenção que tem sido dada ao município de Cedro”, disse.

Já a dona de casa Maria do Socorro Albuquerque gostou da reforma da praça e também se mostrou feliz com os trabalhos realizados na cidade. “A praça está linda. É um espaço em que as pessoas podem conviver, as crianças podem brincar. Há muito pouco tempo a vice-governadora Izolda esteve aqui entregando outra praça totalmente reformada, foi um dia de festa. A população daqui está muito contente porque está vendo de perto o quanto que o Governo está dando atenção para nosso município”, disse.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário da Fazenda, Mauro Filho; os deputados estaduais Odilon Aguiar e Nizo Costa; o prefeito de Cedro, Dr.Nilson Diniz, entre outras autoridades.

Praça Antônio Marques

Com 1.552,91m², a Praça Antônio Marques dispõe de mesas para jogos, espaço para academia, bancos, além de  iluminação e pavimentação adequada às normas de acessibilidade universal. O espaço faz parte da história do município, sendo um local bastante frequentado pela população. Seu nome faz uma homenagem ao cidadão Antônio Marques, que foi um grande comerciante de algodão da cidade.

O Governo do Estado, em outubro, também entregou outra obra conveniada entre a Prefeitura de Cedro e a Secretaria das Cidades, a Praça Rubens Bezerra de Albuquerque, com uma área total de 5.115,79m². O espaço recebeu pista de skate, lago com passarela, playground, quadra poliesportiva, bancos, iluminação e pavimentação com acessibilidade universal.

Adutora

Esta é a 6ª obra do tipo autorizada por esta gestão em apenas um ano e deve ser entregue em cerca de 60 dias. A adutora terá 22 km e vai levar água para a Barragem Ubaldinho, captada no Riacho Salgado. Esta barragem possui uma capacidade de acumulação de 31.800.000m3. De acordo com os dados de monitoramento da COGERH, o volume acumulado atualmente no açude Ubaldinho é de apenas 8.500.000m3, o que representa 27% da capacidade total.

Outras adutoras construídas em 2015

Em julho deste ano, o governador Camilo comandou pessoalmente em Quixeramobim a realização de um leilão reverso para a contratação de outras quatro adutoras de montagem rápida, para abastecer as sedes municipais de Quixeramobim, Ibicuitinga, Independência e Arneiroz. Os recursos para essas obras vieram do pacote de R$ 164 milhões anunciados pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, no mesmo mês, em visita ao Estado.

A adutoras de montagem rápida que abastecerá Independência já está pronta. Para entrar em funcionamento, a obra aguarda apenas a ligação da energia elétrica por parte da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Já a de Arneiroz está com 95% das obras concluídas. A obra em Ibicuitinga chegou a 66% de conclusão. E a de Quixeramobim também está adiantada, com 47% da obra finalizada. Prontas, as quatro adutoras levarão segurança hídrica para as quatro sedes municipais, garantido água para mais de 100 mil cearenses.

29.11.2015

Thiago Sampaio