Ferramentas garantem acesso fácil ao diagnóstico do clima e ao monitoramento das águas

22 de outubro de 2015 - 14:47

 

 

Ferramentas desenvolvidas em conjunto por técnicos da Funceme e da Cogerh disponibilizam informações em tempo real que auxiliam na tomada de decisões que envolvem o sistema hídrico do estado

 

“Quando o Sol tostou as fôia, e bebeu o Riachão / Fui inté o Juazeiro, pra fazer minha oração…”

 

O trecho acima, da bela canção “Légua Tirana”, imortalizada na voz de Luiz Gonzaga, é um indício do forte determinismo que historicamente marcou a relação do sertanejo rude com os fenômenos naturais, especialmente com as sucessivas secas que caracterizam o semiárido brasileiro. Sem informação, sem acesso a quase nenhuma ferramenta tecnológica que fosse além da foice e da enxada, restava ao homem do campo a fé e a conformação. A penitência e a promessa. Por séculos, a terra seca foi submetida ao ferro e ao fogo. E o camponês a mirar os céus perdidos, esperando a bonança. Aos poucos, a ciência foi se espalhando sertão adentro: uma máquina forrageira, uma motobomba, um trator, um arado, técnicos, agrônomos, técnicas de plantio e de manejo dos rebanhos… Hoje, no tempo da informação, a roda da mudança gira numa velocidade até pouco tempo inimaginável: a internet chegou como uma boa-nova para a roça. E, em vez de olhar apenas para o Céu de Nosso Senhor, o cearense mira a tela do computador e do smartphone em busca de informação.

 

De olho nessas mudanças, o Governo do Estado priorizou o desenvolvimento e a aquisição de ferramentas que pudessem levar informações a este público (e a vários outros). Dessa busca, resultou o Portal Hidrológico e a instalação de um Radar Meteorológico, que proporciona informações em tempo real sobre chuvas em todo o Estado. Em 2015, o Portal teve mais de 214 mil acessos e a página do radar outros 186 mil. Além disso, as informações das duas ferramentas também podem ser acessadas por meio de aplicativos disponíveis para smartphones iOS e Android, que já foram baixados gratuitamente por mais de 4,5 mil usuários. Os aplicativos, assim como o Portal, foram criados pela equipe de desenvolvedores da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), em parceria com técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

 

Portal Hidrológico

 

Através do site www.hidro.ce.gov.br, o cidadão comum pode acessar informações sobre o nível dos açudes, qualidade das águas e perenização dos rios. Atualmente 153 reservatórios são monitorados. A rede de monitoramento abrange todos os açudes gerenciados (tanto estaduais quanto federais, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs); os vales perenizados dos principais rios (Acaraú, Banabuiú, Curu e Jaguaribe); os canais do Trabalhador e do Pecém; o Eixão das Águas e algumas lagoas.