O Secretário dos Recursos Hídricos, visitou às obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC)

14 de agosto de 2015 - 18:10

O Secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, visitou às obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) nesta quarta e quinta-feira (12 e 13/08), acompanhado do Superintendente da SOHIDRA Yuri Castro de Oliveira, e do Diretor de Águas Superficiais da SOHIDRA Antonio Madeiro de Lucena. Além de acompanhar o andamento das obras (25% de execução física concluída), a visita também servirá para uma análise in loco sobre o melhor ponto de derivação, para o leito de um rio, das águas da Transposição do Rio São Francisco em direção ao Açude Castanhão, beneficiando assim, além da região do Cariri, o Vale do Jaguaribe e a Região Metropolitana de Fortaleza.

Nesta primeira etapa, o CAC tem 150 km de extensão com investimento de R$ 2,08 bilhão. Além dos canais, estão sendo incluídos no trecho sifões, enterrados e aéreos, para travessia dos cursos de água, além dos túneis. Uma das características da obra é ter um sistema gravitário, dispensando o sistema de bombeamento da água.
 
Na sua totalidade, o projeto do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) prevê a construção de 1,3 mil quilômetros de canais, sifões e túneis que levarão água para 12 bacias hidrográficas do Ceará. Um dos grandes objetivos do projeto é oferecer melhores condições para o abastecimento humano, e garantir também o desenvolvimento de segmentos como a agricultura e indústria na região.