Dia Mundial da Água

24 de março de 2014 - 13:01

No dia 21 de março, a partir das 8h, no Auditório Espaço das Águas – localizado na sede da Sohidra/Cogerh foi comemorado o Dia Mundial da Água (22 de março), com o Seminário Água e Cidadania. A iniciativa surgiu da Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH, juntamente com as vinculadas – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh e Superintendência de Obras Hidráulicas – Sohidra, e em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas-Região Metropolitana de Fortaleza – CBH-RMF. Os apoiadores foram Cagece, Coca-Cola, Heineken, Jandaia e Semace. O Colégio Virgílio Távora foi um dos convidados e trouxe cerca de 30 alunos para participarem da comemoração.

A abertura do evento foi com o coral do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará que cantou o Hino Nacional e a música Planeta Água – Guilherme Arantes. Em seguida, compondo a mesa de abertura estavam Rennys Aguiar – Cogerh, Ramon Rodrigues – SRH, Leão Montezuma – Sohidra, Mailde Carlos – CBH-RMF, Eveline Brandão – Seuma e Cirilo Pimenta – Prefeitura de Quixeramobim. Logo após, houve a palestra da Rosana Garjulli – Assembléia Legislativa, com os debatedores Liduína Carvalho – SRH, Borges Neto – Sohidra, Berthyer Lima – Cogerh e Michele Mourão – CBH-RMF. Para finalizar, a Prefeitura de Fortaleza lançou o programa Águas da Cidade, a CBH-RMF lançou o spot de rádio – sobre racionamento de água e por último, houve o sorteio de brindes dos parceiros e apoiadores do evento, para os participantes.

O foco do seminário foi educar e conscientizar os presentes sobre o uso racional da água, de uma forma que eles exerçam essa cidadania, e disseminem as informações e o conhecimento adquirido para parentes e amigos. A água é o mineral essencial para a vida! A água poluída fica inapropriada para o consumo humano, e nem sempre, mesmo passando por tratamento, ela fica apropriada para o consumo, além do alto custo para torná-la limpa ou retirar suas impurezas. Os órgãos responsáveis pelos recursos hídricos, através de uma gestão integrada e participativa, tentam amenizar a convivência com a seca, porém o cidadão precisa fazer a sua parte, mudar o comportamento nas atividades do dia a dia e pensar nas gerações futuras.