Dia Nacional da Mata Atlântica

27 de maio de 2013 - 18:53

A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre.

Sua manutenção e preservação deixaram de ser uma prioridade restrita aos ambientalistas. Agora, depende do envolvimento de todos os setores produtivos, econômicos e sociais do Brasil, uma vez que 70% (setenta por cento) de toda população brasileira depende direta ou indiretamente destes recursos naturais.

A população brasileira depende da preservação dos remanescentes, os quais mantêm nascentes e fontes, regulando o fluxo dos mananciais d’água que abastecem pequenas e grandes cidades e também comunidades do interior, ajudam a regular o clima, a temperatura, a umidade e as chuvas, asseguram a fertilidade e temperatura do solo, e protegem escarpas e encostas de morros. 

Também:

  • Filtram sedimentos retidos na chamada mata ciliar e melhoram a qualidade da água;
  • Faz armazenamento da água da chuva, em mananciais de superfície ou reservatórios subterrâneos, ocorre ainda pela infiltração paulatina no solo, garantida pela folhagem, pelo tronco das árvores e suas raízes;
  • Muitos dos processos erosivos são evitados por ação da cobertura florestal pois a raízes e a pequena vegetação ao redor da arvores retêm o solo;
  • E regiões com áreas arborizadas podem reduzir a temperatura em até 2º C (dois graus Celsius).

As matas ciliares, nome dado ao conjunto de vegetação localizada às margens dos cursos de água, foram avaliadas como comprometidas na Mata Atlântica. São fundamentais para a proteção e preservação da diversidade da flora e fauna, pois além de evitar o agravamento de secas e o aumento das enchentes, também funcionam como corredores para que animais e sementes possam transitar entre as áreas protegidas e garantir a alimentação e variabilidade genética das mais diferentes espécies.

A região continua a sofrer sérias ameaças, que podem se agravar caso o Código Florestal brasileiro sofra alterações que não garantam a utilização responsável e sustentável de seus recursos naturais.

Este bioma ocupa uma área de 1.110.182 Km², corresponde a 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica passa pelos territórios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Conheça mais sobre à Mata Atlântica presente no Ceará, veja pelo site da Fundação Mata Atlântica Cearense ( http://www.fmac.org.br ).

 

Fontes:

http://www.ibflorestas.org.br

http://www.apremavi.org.br

http://www.fmac.org.br

http://www.wwf.org.br

 

 

Assessoria de Comunicação

(85) 3101-4705