Audiência pública sobre a seca

10 de maio de 2013 - 17:19

A Assembléia Legislativa do Estado do Ceará sediou no dia 09 de maio, às 14h, a audiência pública/seminário “O Tema Semiárido, Secas e Política de Convivência com o Semiárido”. A iniciativa foi do presidente da AL deputado José Albuquerque e da presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da AL deputada Eliane Novais, que conduziu o debate. Além de representantes da igreja católica, movimentos sociais e instituições cearenses ligadas ao tema, estavam participantes de órgãos do governo do Estado e representando a Sohidra, o supervisor do Núcleo de Instalação de Poços – NUCIP, Demócrito de Menezes Gomes.

Já são 178 municípios do Ceará em situação de emergência. Portanto, o foco das discussões foram as ações imediatas para minimizar os problemas trazidos pelo semiárido. Seja fazendo campanhas educativas para uso racional da água, como perfurando poços e utilizando cisternas, que chovendo ou não, servem de depósito de água, como a água dos carros-pipa, além de facilitar o acesso às linhas de crédito em bancos e diminuindo a burocracia para solicitar serviços de abastecimento de água. Essas propostas apresentadas na audiência serão levadas à Comissão Especial da Seca da AL, para serem analisadas e encaminhadas aos responsáveis, para na medida do possível serem postas em prática.

A seca é um problema que sempre existiu, então ela já faz parte da vida do sertanejo. Infelizmente, ele precisa aprender a conviver com ela.

 

 


Assessoria de Comunicação

(85) 3101-4705