Reunião da Comissão de Combate à Seca

12 de abril de 2013 - 18:26

No dia 11 de abril, às 14h, a Assembléia Legislativa sediou a 4ª reunião da sua Comissão Especial de Combate à Seca. Entre os participantes estavam gestores de órgãos do Governo responsáveis pelos recursos hídricos no Estado, como Superintendência de Obras Hidráulicas – Sohidra, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece e Defesa Civil. Na oportunidade foram apresentadas e discutidas as medidas e ações tomadas por cada órgão, buscando solucionar os problemas gerados pela seca.

Segundo o superintendente Leão Montezuma, a Sohidra tem trabalhado firmemente na execução de barragens, adutoras e na perfuração de poços. A Sohidra possui 7 (sete) maquinários para perfuração, e o governador, com recursos do Estado está comprando mais 1 (um). Através do Ministério da Integração serão comprados mais 4 (quatro) máquinas, para apoiar os municípios que tem dificuldade de abastecimento d’água.

A Cogerh, representada pelo presidente Rennys Aguiar apresentou um relatório sobre ações autorizadas pelo Governo do Estado, como a construção de 7 adutoras, que a priori levarão 90km de água para quem sofre com a seca.

O Deputado João Jaime, presidente da Comissão, disse que existem zonas muito críticas, que precisam de atenção especial do Governo, como Vale do Curu, sertão dos Inhamuns, sertão de Canindé e sertão de Crateús.

O Governo do Estado e o Governo Federal precisam unir forças para combater a seca, apresentando sugestões para minimizar os problemas e agilidade nas ações de combate à estiagem.

 

Assessoria de Comunicação

(85) 3101-4705