Oficina do Programa Água Doce

15 de março de 2013 - 17:43

Nos dias 13, 14 e 15 de março o auditório da Sohidra/Cogerh Espaço das Águas, foi sede da Oficina de Capacitação para Realização de Diagnóstico Socioambiental e Técnico do Programa Água Doce no Estado do Ceará. Na abertura, primeiro dia de evento, o Secretário dos Recursos Hídricos, César Pinheiro falou do programa em geral, ressaltando que o Ceará tem uma comissão engajada em resolver os problemas da seca, mas infelizmente não tem o principal, a chuva. Os presentes na mesa de abertura eram Leão Montezuma – superintendente da SOHIDRA, Rennys Aguiar – presidente da COGERH e representantes da Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – CONPAM, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA, entre outros.

O coordenador nacional do Água Doce, Renato Ferreira, que também compôs a mesa de abertura, disse que através do programa, espera-se preparar as regiões carentes do Estado para suportar o possível período de baixa quadra chuvosa do próximo ano (2014). Na palestra, o coordenador ainda falou sobre domínio e potencial hidrogeológico do nordeste, ocorrência da água subterrânea, objetivo do programa, sistema de dessalinização e de produção integrada, critérios técnicos analisados (vazão do poço, profundidade do solo, declividade do terreno) etc.

O semiárido brasileiro constitui cerca de 11% do território do país, segundo o Serviço Geológico do Brasil/Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM. Portanto, uma das maiores preocupações da equipe do programa Água Doce, é levar água de qualidade para essas comunidades que sofrem com a estiagem, além de capacitar os técnicos/operadores que irão manusear as máquinas dessalinizadoras e combater a desertificação do solo, suprindo a necessidade de água do semiárido. Sendo então, o objetivo do Água Doce, estabelecer políticas públicas de acesso à água de boa qualidade para consumo humano, nas localidades rurais do semiárido brasileiro, através de sistemas de dessalinização (retirada do sal e filtragem molecular da água) socialmente sustentáveis.

Vale ressaltar que os municípios contemplados pelo Programa Água Doce obedecem aos seguintes critérios avaliativos (em ordem/hierarquização): pluviometria, índice de desenvolvimento humano – IDH, mortalidade infantil e intensidade de pobreza.

 


Assessoria de Comunicação

(85) 3101-4705