Trecho IV do Eixão das Águas é inaugurado em Pacajus

5 de outubro de 2012 - 10:54

Na tarde da última quarta-feira (03), foi inaugurado o Trecho IV do Eixão das Águas, em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. A solenidade contou com a presença do governador Cid Gomes, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, de representantes da SOHIDRA, SRH e COGERH. Além deles, Francisco Teixeira, secretário da Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Rodrigo Araripe, secretário da Casa Civil de Pacajus, representando o prefeito daquele município e o deputado federal Danilo Forte.

O trecho tem cerca de 33,88 km de canais abertos, 2,9 km de sifões, 1.075 metros de túneis e um aqueduto de 110 metros, tendo sido investidos cerca de R$ 195 milhões, com recursos do Governo Federal. A obra integra os trechos 1, 2 e 3 do Eixão das Águas e passa pelos municípios de Pacajus, Cascavel, Horizonte, Itaitinga e Pacatuba.

O Eixão das Águas é um conjunto de obras composto por uma estação de bombeamento, canais, adutoras, sifões, e túnel que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), reforçando o abastecimento, numa extensão de 255 km, inclusive na RMF e Complexo Industrial do Pecém, fazendo a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana, beneficiando uma população de aproximadamente quatro milhões de habitantes.

1. trecho 1 – Açude Castanhão ao Açude Curral Velho – já inaugurado
2. trecho 2 – Açude Curral Velho à Serra do Felix – já inaugurado