Inauguração da Barragem Missi

27 de agosto de 2011 - 00:00

Obra inserida no Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos – PROÁGUA.

No dia 27 de agosto, às 16:00h será inaugurada a Barragem Missi, em Miraíma-CE. Estarão presentes o Governador Cid Gomes e os secretários e autoridades dos recursos hídricos, como o Superintendente de Obras Hidráulicas Leão Humberto Montezuma Santiago Filho, da SOHIDRA.

A definição da Barragem Missi, prevista no Plano dos Recursos Hídricos do Estado, baseou-se a partir de estudos básicos realizados para a elaboração do projeto executivo. Os dados e parâmetros foram características condicionantes impostas de acordo com os aspectos topográficos, hidrológicos, geológicos e geotécnicos, que permitiram a definição de uma concepção técnica e econômica para o empreendimento. Esta obra está inserida no contexto do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos – PROÁGUA, patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará.

A principal finalidade do Açude Missi é o abastecimento d’água em Amontada. O reservatório funcionará ainda como fonte de recursos hídricos para a irrigação de extensa área a jusante*, proporcionado pela perenização do Rio Missi. Além de desenvolver atividade de piscicultura, gerando substancial suprimento de alimento protéico e lazer, criando conseqüentemente um pólo de desenvolvimento regional. A capacidade de acumulação do Açude Missi é de 56,7 milhões de metros cúbicos, o suficiente para preencher o vazio hídrico existente na região e promover o desenvolvimento, melhorando as condições de vida da população na região.

*a jusante: para o lado da foz (ponto onde um rio desemboca no mar, noutro rio ou corrente).







Assessoria de Comunicação

(85) 3101-4705