SOHIDRA comemora Dia Internacional da Água

23 de março de 2010 - 00:00

SOHIDRA comemora Dia Internacional da Água

Desde 1993, o dia 22 de março foi estipulado para comemorar o Dia Internacional da Água de acordo com a ONU
 
Dia Internacional da Água

Nesta segunda-feira, 22 de março, a Superintendência de Obras Hidráulicas – SOHIDRA, comemorou o Dia Internacional da Água com palestras sobre diversos assuntos relacionados ao tema. A data foi criada pela Assembléia geral da Organização das Nações Unidas – ONU e visa não só celebrar a importância desse bem tão precioso, mas refletir sobre como preservá-lo de forma sustentável.

A programação de palestras e mesas redondas contou com a presença de professores, secretários estaduais e municipais ligados à área hídrica e representantes de empresas, como Kaiser e Ypióca, indo das 8h às 18h, no auditório da COGERH/SOHIDRA.
 
A água é um tema bastante debatido na atualidade. Um bem que muitos pensam que não irá acabar nunca, está ameaçado. Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilhão de km3 de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras. Vinte e nove países já têm problemas com a falta d’água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez – vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água. E não é só isso. O homem está cada vez mais poluindo e desperdiçando, ao passo que em muito locais, principalmente no nordeste brasileiro, a falta d’água atinge famílias que muitas vezes têm que percorrer longos caminhos para ter acesso à água que quase sempre não é potável.
 
Poços, barragens de médio e grande porte, sistemas de abastecimento d’água e dessalinizadores para levar água para as comunidades. A SOHIDRA executa esses trabalhos de construção e instalação, proporcionando melhores condições de vida para essas pessoas. A água não tem somente funções domésticas, mas também uma função social, uma vez que várias comunidades param suas atividades diárias, como trabalho e escola por não terem acesso à água.