Sohidra, SRH e SDA discutem projeto de abastecimento de comunidades

5 de setembro de 2023 - 11:00

Dando continuidade à iniciativa que visa segurança hídrica para as comunidades cearenses, o Grupo de Trabalho formado por gestores e técnicos da da Sohidra, da Secretaria de Recurso Hídricos (SRH) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), reuniram-se novamente nesta segunda-feira (04). Em pauta, os gestores discutiram o andamento da implementação do Microssistema Comunitário de abastecimento de água para dessedentação animal e múltiplos usos nas comunidades rurais do estado.

O projeto, que tem como objetivo utilizar poços existentes perfurados pela Sohidra e pela SDA no aproveitamento para usos múltiplos para a comunidade, entrará em fase de captação de recursos pelas pastas envolvidas. Com o investimento, serão colocados equipamentos em teste,   para então serem avaliados e ampliados em todo o estado.

O Superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, participou da discussão e reforça a importância da articulação interinstitucional:

“A integração entre o Sistema da Secretaria dos Recursos Hídricos e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário tem sido uma iniciativa de extrema importância, pois esse equipamento em desenvolvimento conjunto irá garantir a segurança hídrica em diversos municípios cearenses”, aponta Paulo.

Além do superintendente da Sohidra, estiveram presentes o Secretário de Recursos Hídricos acompanhado da Assessoria Jurídica da SRH. Por parte da SDA, o Grupo de Trabalho conta com a representação da Coordenação da CoAgua, Administrativo Financeira e Assessoria Jurídica e Gabinete. 

Sobre o Projeto

O Microssistema Comunitário de abastecimento de água para dessedentação animal e múltiplos usos buscará atender famílias de baixa renda e residentes na zona rural por meio de um equipamento composto por captação de água de fonte subterrânea já existente.

Após as fases de captação de recursos e testes, a implantação do Microssistema seguirá as etapas de mobilização com cadastro das famílias, capacitação dos beneficiários quanto ao uso do equipamento e à gestão da água, para então ocorrer a implementação do microssistema.