Sohidra acompanha liberação de água do Rio São Francisco para o Ceará
14 de julho de 2023 - 10:10
Gestores dos Recursos Hídricos do Ceará acompanham acionamento de bombas em Salgueiro.
Representando o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero participou de visita, nesta quinta-feira (13), ao Núcleo de Controle Operacional da Integração do São Francisco. Na ocasião, a aconteceu a liberação de água da estrutura, proveniente do rio, até a Barragem de Jati/CE e posteriormente ao Cinturão de Águas do Ceará (CAC). O encontro ocorreu em Salgueiro, Pernambuco, e contou com a presença da Superintendência de Obras Hidráulicas, além do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro; entre outras autoridades.
Jade Romero destacou a parceria existente entre Governo Federal e os governos estaduais, peça chave para o andamento e a entrega de obras importantes para o Ceará e o Nordeste. “O diálogo e o apoio do Governo Federal é fundamental na conquista de tudo isso. A nossa palavra é gratidão. A água é um bem muito precioso, sobretudo para nós nordestinos. Teremos um caminhão pipa bombeado a cada segundo chegando para as nossas famílias. É por meio dessas obras que podemos ter esperança de ter a água, em quantidade cada vez maior, para seguir desenvolvendo os nossos estados”, disse.
Robério Monteiro comemorou a agilidade na manutenção e na liberação das águas para o povo cearense. “O Governo Federal, através do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, não mediram esforços para agilizar a resolução do problema e liberar o quanto antes as águas do São Francisco para o Nordeste. No Ceará, as águas do Velho Chico garantem uma maior segurança hídrica tanto para a região do Cariri quanto para Região Metropolitana de Fortaleza, pois seguem do CAC para o Castanhão”, comentou.
A iniciativa representa um avanço para os municípios cearenses, conforme aponta o Superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira: “Esse é um momento muito especial por permitir a adução de água que chegará ao Ceará, o que garantirá ainda mais segurança hídrica para o estado, servindo para múltiplas demandas da nossa região”, aponta.
Responsável por abastecer os Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte com as águas do São Francisco, o Núcleo de Controle volta a alimentar os cearenses após paralisação em novembro de 2022 por conta de serviços de manutenção no conjunto de bombas da Estação de Bombeamento EBI-3. A barragem de Jati possui estrutura com capacidade de acumular até 28 milhões de metros cúbicos de água.
Segurança Hídrica
Com o bombeamento das águas do São Francisco para o Ceará, garante-se o aumento na garantia hídrica, visto que será uma fonte disponível para eventuais crises, além de ajudar nos uso de recurso hídrico para diferentes usos.
Quando necessário, as águas do PISF irão percorrer os 53km do trecho emergencial do Cinturão das Águas até o Riacho Seco, no município de Missão Velha, depois fluirá para o Rio Salgado e Rio Jaguaribe, até, finalmente, alcançar o açude Castanhão. Esse trajeto é referente a 350km. Um vez chegada ao Castanhão, a transferência para a Região Metropolitana de Fortaleza será efetuada pelo Eixão das Águas.
*Com informações da Casa Civil