Programas e Obras

CAC - Cinturão de Águas do Ceará

 

O Cinturão de Águas do Ceará (CAC) é uma das estratégias de abastecimento de comunidades, sendo uma forma de integração com o Rio São Francisco, principalmente no sul do estado, onde a grande demanda do abastecimento é feito por água subterrânea, cujo aqüífero tem apresentado deficiência em sua recarga. O projeto envolverá todo o estado por meio de um conjunto de canais, túneis, sifões e sistemas adutores em uma extensão aproximada de 1.252,65 km.

IMG-20150611-WA0018

O traçado do eixo do CAC é um dos mais completos registros da evolução geológica do planeta terra, com expressivos testemunhos geológicos das principais rochas preservadas do arqueano inferior, datando de mais de 3,0 bilhões de anos até chegar ao cretáceo (aproximadamente 100 milhões de anos), onde praticamente todo Trecho 01 do CAC se insere, destacando-se a Chapada do Araripe com o atrativo dos seus sítios paleontológicos. No momento encontra-se em execução o Trecho 01, que é dividido em 05 lotes, cujo percentual executivo até o momento é da ordem de 25% (vinte e cinco por cento). O Projeto do Cinturão de Águas do Ceará foi concebido seguindo a macrodiretriz de distribuição das vazões transpostas do Rio São Francisco às principais bacias hidrogrpaficas do Ceará de forma gravitária. As alternativas foram formuladas e consolidadas perseguindo - se o objetivo de transporte da água sem a necessidade de bombeamento. Na alternativa de referência está previsto apenas o bombeamento para o Ramal do Litoral na tomada d'água do projeto de Irrigação Baixo Acaraú, na Barragem Santa Rosa, já construída e em operação.

 

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE OS LINKS ABAIXO:

 

Adutora de Alto Santo

002

O projeto em referência tem por objetivo suprir a Sede do município de Alto Santo, atendendo às exigências de garantia no abastecimento de água dentro dos padrões de potabilidade da legislação específica vigente.

A cidade de Alto Santo localiza-se na  microrregião do Baixo Jaguaribe, mesorregião do Jaguaribe. O município possui pouco mais que 20 mil habitantes, distribuídos em 1323 km².

Limita-se ao Norte com Tabuleiro do Norte, S. João do Jaguaribe e Morada Nova, ao Sul com os municípios de Potiretama e Iracema, a Leste com o município de Apodi-RN e a Oeste com o município de Jaguaribara. Dista 230 km de Fortaleza, com acesso pelas rodovias BR 116 e CE 138.

 

Identificação

 

Denominação: Sistema Adutor de Alto Santo

População Atual: 16.360 habitantes

Vazão Final de Projeto: 21,60 l/s

Extensão Total: 12,60 Km

Valor da Obra: R$ 7.061.687.87

 

Fonte Hídrica

 

Denominação: Açude Riacho da Serra

 Município: Alto Santo – CE

 Capacidade: 23,47 hm3

 Potência Instalada: 73 c.v

 

Reservatórios

 

REL : 100 m3  (reforma) REL : 120 m3  (reforma) RAP : 150 m3  (reforma) RAP : 600 m3  (a construir)

 

Torre Piezométrica

 

Torre Piezométrica: 100m3: (a construir).).

Subestação de Energia Elétrica (S.E)

Subestação Elétrica   de  45 kVA/13.8kV/380-220V: (02)