lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Institucional Águas Superficiais
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Diretoria de Águas Superficiais - DASUP

A Diretoria de Águas Superficiais – DASUP é reponsável por analisar, executar, recuperar e supervisionar empreendimentos de grandes proporções como adutoras, barragens e canais.

HISTÓRICO

Devido a carência de grandes sistemas de abastecimento de água no interior do Ceará, a Diretoria de Águas Superficiais contribui para o benefício da coletividade; permitindo que haja água potável canalizada e suprindo a falta d'água das cidades, colaborando com o desenvolvimento econômico e social do Estado. De 2007 à 2011, duas barragens foram executadas, cinco recuperadas e sete estão em andamento. Foram executados até o presente momento, três canais e dois estão em execução. Já adutoras, 10 foram executadas nos últimos cinco anos, e oito estão em andamento.

SERVIÇOS:

Adutora

Adução ou adutora é a tubulação usada para a condução da água do ponto de captação até a ETA (Estação de Tratamento de Água), e da ETA até os reservatórios de distribuição, sem a existência de derivações para alimentar as canalizações de ruas e ramais prediais. Sua finalidade e importância é suprir a falta d'água das residências das grandes cidades, das comunidades rurais e das indústrias, através de abastecimento d'água.

Barragem

É uma barreira artificial, feita em cursos de água que serve para a retenção de grandes quantidades de água. Faz parte também da barragem o curso do rio que forma uma represa e armazena água para suprir o abastecimento das cidades, e sobretudo, zonas residenciais, agrícolas, industriais, produzindo energia elétrica (energia hidráulica). As barragens são muito importantes para o mundo moderno, pois permitem que haja água potável canalizada nas grandes metrópoles.

Canal

É uma obra de transferência de água de um grande reservatório (barragem) para outras bacias que já se encontram prontas para receber essa transferência, que garante o suprimento de água das populações.

Para solicitar qualquer um dos serviços acima citados: Como são obras de grande porte, e os componentes básicos da estrutura hídrica e ampliação de distribuição dos estoques de água são de interesse do Município a ser beneficiado, deve-se verificar a viabilidade do empreendimento junto ao Governo do Estado, que posteriormente enviará à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) para análise, e contratação através de licitação de uma empresa de consultoria para efetuar os estudos preliminares no local passível de execução. A partir daí é elaborado então, um projeto executivo que será analisado por uma comissão de técnicos do Sistema SRH-SOHIDRA para posterior aprovação e também pelo Governador, que irá definir os recursos financeiros para realizar a obra. Se aprovado serão feitos processos licitatórios para a seleção de empresas como construtora e supervisora de obras. Após a escolha do beneficiado são feitos contratos entre a SRH e a referida empresa, que posteriormente serão sub-rogados à SOHIDRA, que irá fiscalizar a execução da obra.

CONTATO:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ramal: (85) 31014709

 

Calendário

Junho 2017
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1