lai

Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

Página Inicial Institucional Águas Subterrâneas
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Diretoria de Águas Subterrâneas - DASUB

A Diretoria de Águas Subterrâneas - Dasub é reponsável por estudos hidrogeológicos, construção, instalação e revitalização de poços e implantação e manutenção de dessalinizadores, chafarizes e cataventos.

HISTÓRICO

Devido à quantidade insuficiente de reservatórios e de água imprópria para o consumo, o abastecimento de água de algumas comunidades está ameaçado. A alternativa encontrada foi retirar água dos lençóis freáticos, porém essa região apresenta salinidade superior ao recomendado para o consumo humano. Mas graças ao avanço da tecnologia, a quantidade de sal nas águas subterrâneas não é mais um problema. É possível transformar parte desta água salobra em água própria para o consumo, através dos dessalinizadores.     

Ao longo de sua história, a Superintendência de Obras Hidráulicas, através da Diretoria de Águas Subterrâneas já construiu cerca de 5.233 poços em comunidades de todo o Ceará. Nenhum dos 184 municípios deixou de ser atendido. Desde 2008 até 2011 foram instalados 437 novos sistemas simplificados de abastecimento, com um investimento de 5,4 milhões de reais. A DASUB já instalou mais de 383 dessalinizadores no Estado, e pretende ainda em 2011, recuperar cerca de 50 dessalinizadores e instalar 28 novos.

SERVIÇOS:

Estudos hidrogeólogicos
Programa, acompanha e supervisiona os estudos e projetos para a execução do mapeamento hidrogeológico do Estado.

POÇOS

Construção, instalação e revitalização de poços
Chamamos de poço toda perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero (poços artesianos), com fundamento em estudos geológicos para a captação de águas subterrâneas através da perfuração de grandes rochas que, quando cristalinas, concentram reservas em suas fendas. Os tipos de poços variam conforme a tecnologia empregada, os métodos de proteção e segurança ao meio ambiente, e o sistema de operação.

Implantação e manutenção de equipamentos: dessalinizador, chafariz e catavento

DESSALINIZADOR

Equipamento eletromecânico e hidráulico responsável por processos físico-químicos como, osmose reversa para retirada de sal da água e outros minerais, onde a máquina é utilizada para produzir uma água potável de qualidade. Pode ser implantado em escolas públicas, hospitais, creches e comunidades difusas. A SOHIDRA é o Órgão Público pioneiro do Estado do Ceará na implantação deste equipamento.

CHAFARIZ

Equipamento provido de uma ou mais bicas que jorram água potável. Geralmente, situa-se em local aberto à visitação pública, como praças e jardins. Os tipos de chafaris são: de bombeamento e edução (bomba, tubos edutores e acessórios hidráulicos e elétricos); de adução e reservatório (tubulação adutora e caixa d’água); de distribuição (chafariz comunitário e bebedouro para animais) e instalação de proteção (cercado de proteção para o poço e o chafariz). A maior finalidade deste sistema é diminuir a distância e facilitar o transporte da comunidade à água potável.

CATAVENTO

Equipamento que aproveita a energia dos ventos (energia eólica) para produzir movimento. A instalação do catavento ocorre quando a comunidade não tem energia elétrica para bombear a água ou em poços de pequena vazão. Nos dias atuais, praticamente todas as localidades são beneficiadas com energia elétrica, portanto, a instalação desse equipamento é rara, geralmente é executado em poços de pequena vazão, nas comunidades isoladas.

Para solicitar qualquer um dos serviços acima citados: a comunidade elabora um ofício com a solicitação da obra. Este é encaminhado pela associação, prefeitura ou político (deputado ou vereador) que seja ligado ao município e à SOHIDRA. Essa documentação é analisada pelo Superintendente e enviada ao Diretor de Águas Subterrâneas. Após a triagem dos processos, de acordo com a prioridade de pedidos, as obras serão executadas. É importante salientar que são feitas obras em propriedades particulares, porém é exigido um termo de doação do terreno particular para o Governo do Estado do Ceará beneficiando a comunidade.

 

CONTATOS:

dasub@sohidra.ce.gov.br

Ramais: (85) 3101-4704 ou (85) 3101-4698

 

 

 

 

Calendário

Junho 2017
Do Se Te Qu Qu Se Sa
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1